Construtora, imobiliária, administradora de condomínio e síndico morador debatem juntos o futuro do setor na 3ª edição do Inova Síndico nesta quinta e sexta-feira em Londrina
A administração de condomínios, onde convivem muitas famílias de perfis e comportamentos diferentes, foi sempre um desafio em direção à busca da harmonia. Na 3ª edição do Inova Síndico, que será realizado em Londrina pela Regional Norte do Secovi/PR nesta quinta (27) e sexta-feira (28), os participantes vão poder acompanhar no primeiro dia do evento, às 9 horas, uma mesa redonda com a presença de uma construtora, uma administradora de condomínios, uma imobiliária e um síndico morador para falarem sobre os desafios da vida em condomínio.
Marcelo Baiak, sócio proprietário da administradora CMPremium que participará da mesa redonda, ressalta a necessidade do amadurecimento do mercado de condomínios. “O crescente aumento das responsabilidades das administradoras precisa ser financeiramente equilibrado”, afirmou. Ele destacou também o papel primordial da tecnologia na gestão condominial para garantir transparência na divulgação de documentos e dados dos condôminos. “Além da gestão financeira e contábil, a tecnologia facilita a comunicação entre os envolvidos, agiliza a obtenção de retornos e promove segurança com controles de acesso e itens de segurança”, destacou.
O síndico morador, Vilson Rengel da Silva aponta que os maiores desafios de quem mora no condomínio e exerce a função administrativa envolvem a equalização de barulho no período noturno; controle de latidos de cães que ficam sozinhos nos apartamentos; gestão da entrada de prestadores de serviços fora do horário estabelecido, facilitado pelos condôminos; gerenciamento de conversas entre condôminos e funcionários; e problemas com a segurança do condomínio como, por exemplo, a insistência de entregadores em não tirarem o capacete. “Estou há seis anos como síndico. Implantamos câmeras de segurança e temos portaria 24 horas para auxiliar na gestão”, afirmou.
Anderson Pacheco Rodrigues, gerente comercial da Plaenge Londrina, também participa da mesa redonda para compartilhar informações sobre os desafios dos lançamentos de condomínios que atendam às exigências dos tempos atuais. “Temos um serviço de personalização para o cliente para minimizar grandes reformas pós-entrega. Os condomínios já são planejados com sistema de aproveitamento de água de chuva e de irrigação automática. E na entrega realizamos treinamentos técnicos e compartilhamos o plano de manutenção preventiva com a indicação de periodicidade de manutenção e orientação do profissional habilitado para a execução”, reforçou.
Paulo Eduardo de Oliveira, proprietário da Vécio Lucio Assessoria Imobiliária, com 50 anos de mercado, leva para a mesa redonda a contextualização sobre a preferência do londrinense pela moradia em condomínio. “São espaços com muitas atrativos oferecidos pelas construtoras como piscina, academia, sala de jogos, quadras esportivas, espaços pet, entre muitos outros”, destaca. Nesse cenário, segundo ele, a inovação, aliada à tecnologia, tem a função de identificar e solucionar necessidades atuais do morador. “É preciso trazer ao mercado condominial esse olhar facilitador e revolucionário da tecnologia e ainda fomentar a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente por meio de ideias sustentáveis”, salientou.
Inscrições gratuitas
A participação no Inova Síndico 2024 é gratuita e aberta a todos que se interessarem pelos temas. Para acompanhar os painéis é preciso realizar a inscrição prévia pelo site https://secovipr.com.br/londrina/3a-edicao-inova-sindico/ com vagas limitadas. A visitação aos 26 espaços expositivos tambem é gratuita com credenciamento no local. A sede do Secovi/PR Regional Norte fica na Rua Rolândia, 295.
SERVIÇO
Inova Síndico
Dias 27 e 28 de junho, a partir das 8 horas
Rua Rolândia, 295 – Londrina
Programação: https://secovipr.com.br/londrina/3a-edicao-inova-sindico/
Assessoria de Imprensa: CRCOM | Cláudia Romariz | crcom@crcom.com.br | 43 99987-9561