Na última quarta-feira, 15 de março, o Secovi Londrina, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), promoveu a roda de conversa “Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher nos Condomínios”. Voltado aos síndicos e administradoras de condomínios, o debate integra a programação do Mês da Mulher, organizado pela Prefeitura Municipal.
Realizada no auditório do Secovi, a ação teve como tema a lei municipal 13.439/2022. A medida obriga os condomínios residenciais e comerciais de Londrina a comunicar aos órgãos de segurança pública quando houver, em seu interior, a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.
A atividade teve a participação da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, da juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Londrina, Cláudia Bertolla Alves, da guarda municipal e integrante da Patrulha Maria da Penha, Cássia Munhoz Silva e da advogada e assessora jurídica do Secovi Londrina, Camila Corcini.
De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, essa ação dá continuidade a uma série de atividades que a pasta vem realizando desde a publicação da lei estadual no 20.145/2020, que já tratava da questão da violência doméstica e familiar em condomínios. “Em 2021, por exemplo, promovemos um debate durante a 2ª Expocond – Feira de Negócios para Condomínios de Londrina e Região e, também, uma roda de conversa sobre este tema, ambas na programação da campanha ‘21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’”, destacou Fernandes.
Confira abaixo o vídeo completo da Mesa Redonda, com informações importantes sobre o tema: